Metodologia do Sistema - Betim / MG
Cálculo dos indicadoresEm diversos casos, referentes especialmente a indicadores de saúde e violência, foram usados os números absolutos de casos em lugar de proporção ou porcentagem. Essa opção evita distorções estatísticas, no caso das áreas da cidade, pois com populações relativamente pequenas os indicadores tenderiam a ser aumentados artificialmente. Para a cidade como um todo foi usado o cálculo tradicional de cada indicador.
Classificação das Áreas
As áreas de Betim foram classificadas de acordo com cada indicador em cinco faixas, do melhor para o pior valor. Essa classificação mostra as disparidades internas à cidade, sem fazer referência a padrões ou parâmetros externos. Para a classificação, foram usados normalmente quintis (divisão da escala de valores em cinco partes iguais).
Saúde municipal
Para os dados referentes a nascimentos e óbitos por local de moradia, foram usadas as Declarações de Nascidos Vivos e as Declarações de Óbitos fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. A partir dos endereços de moradia constantes nas declarações, os nascimentos e óbitos foram referenciados às diferentes áreas da cidade.
Internações hospitalares
No caso dos indicadores construídos a partir dos dados de internação hospitalar, foram usadas as Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) disponibilizadas pelo Datasus. Nessas autorizações, aparece apenas o CEP de moradia do paciente, não o endereço completo. A inexatidão desses registros, muitas vezes coincidindo com o CEP do próprio hospital ou com CEP genérico da cidade, impediu a territorialização dos dados.
Textos e comentários
Para o esclarecimento de alguns indicadores de saúde, foram usados trechos do texto disponibilizado pelo Datasus "Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil 2008 - 2ª Edição", que corresponde ao conteúdo do livro "Indicadores de Saúde no Brasil: conceitos e aplicações", 2ª edição, publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (RIPSA)
Educação
A base de dados para os indicadores de Educação foi o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Os indicadores são calculados com base no local de matrícula dos estudantes, distribuídos pelas áreas da cidadeo conforme endereço das escolas no cadastro do Censo Escolar.
Formas de cálculo - Para o indicador reprovação, alinhado às regras do INEP, foi adotada a opção de calcular o indicador em relação ao total de alunos, incluindo os que abandonaram a escola durante o ano. O indicador de reprovação seguiu o seguinte critério:
(reprovados) / (aprovados+reprovados+abandonos) X 100.
Para o cálculo do abandono, como nos anos anteriores, foram considerados todos os estudantes, descontadas as transferências e óbitos, com a aplicação da fórmula:
(abandonos) / (aprovados+reprovados+abandonos) X 100.
Trabalho, emprego e renda
Os indicadores de trabalho, emprego e renda têm como base o sistema RAIS/Caged, do Minsitério do Trabalho. Ele abrange apenas os trabalhadores com emprego formal, contratados por empresas sediadas na cidade de Betim.